Olá pessoal, como vocês estão? Espero que estejam bem.
Hoje vamos falar um pouco sobre Damasco, a capital da Síria.
Abordaremos o seu contexto histórico e como a cidade já foi próspera no seu passado, esta postagem fará parte de um projeto que estamos iniciando sobre alguns países do Oriente Médio, mostraremos como eram estes lugares antes dos conflitos e disputas causados pela guerra.
Importante ressaltar que o nosso intuito é mostrar que os lugares que serão abordados possuem um rico passado histórico e que nem sempre ao longo da sua trajetória foram local de total destruição e caos.
Damasco foi fundada no terceiro milênio aC e é uma das cidades mais antigas ainda habitadas do Oriente Médio, possui muitos sítios arqueológicos que incluem igrejas históricas e mesquitas.
Ao longo da história Damasco foi ocupada e disputada por diferentes civilizações, entre elas estão os arameus, os assírios, os romanos, os gregos, os nabateus, os mongóis, os turcos e os franceses.
Damasco foi uma importante cidade no passado em grande parte porque ficava localizada entre África, Europa e Ásia.
A cidade possui aproximadamente cerca de 125 monumentos que relatam diferentes períodos da sua história, um dos mais conhecidos é a Grande Mesquita dos Umayyads, do século VIII.
Na época medieval a cidade foi centro de uma florescente indústria artesanal com diversas zonas na cidade que eram especializadas em vários ofícios e artesanatos.
Em 1979 o centro da cidade rodeado por muralha da época romana foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e em 2013 a UNESCO incluiu todos os sítios arqueológicos sírios na lista de Patrimônio Mundial em Perigo por causa dos conflitos da guerra na Síria.
Fontes:
https://whc.unesco.org/en/list/20/
https://www.ancient-origins.net/ancient-places-asia/damascus-ancient-city-was-fought-over-numerous-civilizations-facing-its-biggest-020698
https://www.wdl.org/pt/item/2650/
https://escola.britannica.com.br/artigo/Damasco/481106
https://en.wikipedia.org/wiki/Ancient_City_of_Damascus
0 Comentários