Oi, você não leu errado o título da nossa postagem.
Existiu uma guerra de gatos no Egito, tu acredita?😱
Pois bem, vamos fazer um pequeno resumo sobre essa curiosa situação.
Ao longo da história muitas guerras foram vencidas com a criatividade humana, e entre as mais inusitadas podemos citar a Batalha de Pelúsio.
A Batalha de Pelúsio foi o primeiro conflito entre persas e egípcios, ela ocorreu no Baixo Egito no ano de 525 a.C.. Nela, os exércitos do rei persa Cambises II e os do faraó Psamético III se enfrentaram.
Pelúsio era uma cidade que ficava localizada no Baixo Egito, no Delta do Nilo.
O Egito nessa época era o único reino ainda não controlado pela Pérsia e seria uma questão de tempo para que fosse conquistada.
A estratégia usada por Cambises II foi simples e bastante incomum.
Sabendo sobre a devoção dos egípcios a deusa Bastet eles resolveram pegar gatos e arremessá-los nos muros egípcios, também pintaram as armaduras dos guerreiros com a figura da deusa para assim intimidá-los e evitar um contra-ataque por parte dos egípcios.
Psamético III e seus soldados temendo que os animais fossem machucados e intimidados pela imagem da deusa Bastet pintada nas armaduras dos persas bateram em retirada e perderam assim a batalha na conquista do povo Persa sob o Egito.
Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Pel%C3%BAsio_(525_a.C.)
https://history.uol.com.br/guerras/estranha-batalha-que-os-persas-venceram-com-arremesso-de-gatos
https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/120056-batalha-do-pelusio-o-conflito-decidido-por-uma-investida-de-gatos.htm
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/conheca-batalha-onde-persas-venceram-arremessando-gatos/
0 Comentários